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segunda-feira, 23 de maio de 2016

AUTOPSIANDO IMAGENS AFLORADAS


                       

NUNCA FOI DETALHADA A CONSTRUÇÃO DOS PRÉDIOS DO EDD, SABE-SE POR NOTÍCIAS DE JORNAIS, QUE A EMPRESA AZEVEDO E TRAVASSOS CONSTRUIU, IA FAZENDO AO SABOR DAS CAMPANHAS DE DOAÇÃO, SABE-SE OS NOMES DOS PRIMEIROS PAVILHÕES E PELA FOTOS DO CORREIO PAULISTANO, A ÁREA ONDE FORAM LEVANTADOS, DE FRENTE, NA PARTE BAIXA DO CANTO ESQUERDO, DE MAIS, NADA, OU QUASE, SÓ O OUVI FALAR,
NO GARIMPO POR IMAGENS, ALGUMAS VAZARAM, ACREDITO QUE, TENHAM ATÉ TER SIDO POR DESCUIDO, OU IMPOSIÇÃO, JÁ QUE OS HERDEIROS DETENTORES DAS IMAGENS E HISTÓRICOS NADA FAZEM PRA CONTAR ALGO Á RESPEITO, FICARIA FEIO, A FALTA DAS PAGINAS NA PUBLICAÇÃO, AS QUE VAZARAM DERAM LUZ E NORTE PRAS DUVIDAS E MAIS DUVIDAS.. 
A REVISTA ACRÓPOLE, DISPONIBILIZADA VIRTUALMENTE, FOI A ESTRELA DALVA DA  SITUAÇÃO, ATRAVÉS DAS FOTOS, TIRAMOS CONCLUSÕES QUE LEVARAM Á NOVA QUESTÕES.
TODO PAVILHÃO ERGUIDO, LEVAVA O NOME DE SEU BENFEITOR, EM PLACAS CRAVADAS PROS ANAIS, ERA ALARDEADO EM  JORNAL, NOME E SOBRE-NOME, CARGO, PREÇO GASTO, NO GERAL, 100 CONTOS DE RÉIS EM CADA UM, COM TODA POMPA QUE A CAMPANHA MERECIA.
NO GRUPO DO FACEBOOK, LEMBRANÇAS DO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE,  https://www.facebook.com/groups/433091356736810/, DISCUSSÕES FORAM LEVANTADAS, REVISTAS, COM DEPOIMENTOS DE DESCENDENTES DE QUEM PARTICIPOU, CONHECEU,TEVE PARENTES, TESTEMUNHOU OU OUVIU DE ALGUÉM, É O CASO DO AQUEDUTO EM UMA DAS FOTOS.
OUTRA LUZ DA ACRÓPOLE, É O CINE-TEATRO, QUE INSISTO EM DIZER, CONTINUA PAGÃO, MESMO COM A POMPA DOS BENFEITORES, NINGUÉM QUIS DAR UM NOME?!!!? FICAR MARCADO, LEMBRADO POR TER DOADO PRA TÃO IMPORTANTE OBRA. PORQUÊ NÃO HOMENAGEARAM ALGUÉM DA PANELA DE MUITOS TEMPEROS?!!!? MESMO QUE NÃO FOSSE DOADOR. VAI SABER.
FICOU GRAVADO, ACREDITO QUE NA CONSTRUÇÃO, O NUMERO 1934, NINGUÉM NUNCA DISSE O QUE REPRESENTA, PENSAVA-SE E ATÉ FALARAM DE MARTELO BATIDO, QUE ERA A DATA DE FUNDAÇÃO, E MAIS, NADA. PURO E TOTAL ENGANO, NÃO SE TEM CERTEZA DO QUE SEJA, SUPOSIÇÕES, TALVEZES, DUVIDAS, QUESTIONAMENTOS, VEJA AS IMAGENS E DIVULGUE SUA OPINIÃO.
AS DUAS FOTO ABAIXO, SÃO DA EDIÇÃO DE JUNHO DE 1939 DA REVISTA ACRÓPOLE, NÃO SE TEM NOMES DE AUTORES OU DATA EXATA, O CAMPO JÁ TEM TRAVES, A ESCOLA PROFISSIONAL AINDA NÃO ESTÁ TERMINADA, SE VÊ CLARAMENTE ALGUNS PAVILHÕES, DO CINE-TEATRO, A TOTAL CERTEZA, NÃO APARECE NA BENDITA FOTO DE 1939, QUEM SABE JÁ ESTIVESSE NO PAPEL, UM ESBOÇO DO SERPENTÁRIO SUGERE  QUE AS SERPENTES VENENOSAS JÁ TINHA FEITO O NINHO, A IGREJA DA PADROEIRA OLHANDO PRA TODOS SEM O 25 AINDA, UM LAGO DE FRENTE PRA ENTRADA, O AQUEDUTO, O QUE PARECE SER UM VEICULO EM MEIO A ALGUNS ESPECTROS DE CONSTRUÇÕES E A ESTRADA VELHA DE COTIA, REFERENCIA DA LOCALIZAÇÃO DA SUÍÇA AGRARIA.


www.acropole.fau.usp.br/

                                                         FOTO 1980



NESSA FOTO, A ALTURA DA PLANTAÇÃO SUGERE QUE SÃO DO TEMPO DE BRÁULIO SILVA, O AQUEDUTO APARECE MAIS CLARAMENTE, UMA CASA QUE PARECE SER ONDE MORAVA SEU REGINALDO, ANTIGO FUNCIONÁRIO, NO CANTO ESQUERDO, DOIS PAVILHÕES DE LADO CONFUNDEM, POR ESTAREM NO ALTO E MUITO PRÓXIMOS.


www.acropole.fau.usp.br/

PENSO QUE, ABAIXO, SEJA A MAIS ANTIGA IMAGEM DO EDD, AINDA GRAFADA COMO CIDADE DE MENORES ABANDONADOS.
PELAS CONSTRUÇÕES VISÍVEIS, PARECEREM ESTAR SENDO FINALIZADAS, E TUDO PARECER UM CANTEIRO DE OBRAS, A FOTO É DO IGC TAMBÉM SEM DATA EXATA E AUTOR, PENSO CRER QUE SEJA DE 1938, PELA ANALISE DO POUCO QUE SE SABE.

www.igc.sp.gov.br/produtos/galeria_aerofotos


ANALISANDO AGORA POR FOTOS DE JORNAIS. 


                                           CORREIO PAULISTANO 8/11/1935



CORREIO PAULISTANO 25/11/36

SUPONHO QUE A CONSTRUÇÃO A ESQUERDA SEJA O PRÉDIO DA ASSISTÊNCIA


                                         CORREIO PAULISTANO 21/12/37

AS DEMAIS FOTOS SÃO DE 37 Á 40. PERÍODO DAS PRINCIPAIS INAUGURAÇÕES, OS JORNAIS, FEITO RELÓGIO QUE VAI PERDENDO A CORDA, NOTICIAVAM INAUGURAÇÕES E CAMPANHAS PRA ARRECADAR MAIS CONTOS. COMPARANDO A FOTO DO IGC ÁS DOS  JORNAIS, TEM-SE CERTEZA QUE OS PRIMEIROS PAVILHÕES E RUA, FORAM DO LADO ESQUERDO E NENHUMA REFERENCIA AO CINE-TEATRO. PRA CONFUNDIR, O CORREIO ANUNCIOU EM 18/11/36, O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL, MAS EM 35 JÁ HAVIAM CONSTRUÇÕES ERGUIDAS.


















ALGUMAS INDICAÇÕES DOS DOADORES DE PAVILHÕES


PAVILHÃO FRANCISCO MAXIMIANO JUNQUEIRA


PAVILHÃO CONDE RODOLFO CRESPI 



ALGUNS SE VÊ A PLACA, MAS NÃO OS NOMES.


















PELOS JORNAIS DA PRA AFIRMAR QUE ESSE É O PAVILHÃO ADHEMAR DE BARROS, A PLACA ME LEVA A UMA VAGA LEMBRANÇA.

MUITAS OUTRAS ME LEVAM   AO VELHO CINE-TEATRO E DE NOVO ÁS VELHAS DUVIDAS. QUEM PATROCINOU A CONSTRUÇÃO? QUANTO CUSTOU? SERA QUE FOI A EMPRESA FRANCISCO AZEVEDO E F PALMA TRAVASSOS QUEM ERGUEU ELES? ALIAS, NÃO TEM QUALQUER DETALHE EM SEU SITE, EU ENVIE FOTOS E PROCUREI INFORMAÇÕES, AGRADECERAM E MAIS UMA VEZ, MAIS NADA. PORQUÊ A LIGA OU O ESTADO, NUNCA DERAM UM NOME? TANTOS FORAM OS ILUSTRES, CONDES, EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS, BENFEITORES, SÃO RESPOSTAS QUE UMA HORA DESSAS SERÃO RESPONDIDAS, POR ACASO, PELA CURVAS DO DESTINO, OU SE HOUVER BASE, ATÉ POR FORÇA DA LEI.



                                       
                                                 FOTO DOS ANOS 80

                                                 FOTOS DE 1939
                     







FOTOS: REVISTA ACRÓPOLE, IGC, FACEBOOK, ARQUIVO PESSOAL, CORREIO PAULISTANO.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

A GALERIA EDD

OS PRIMEIROS QUARENTA ANOS DA FUNDAÇÃO PRODUZIRAM UMA SÉRIE DE PERSONAGENS E HISTÓRIAS DE PASSAGENS MARCANTES, SÃO OS RETRATOS DE UMA ÉPOCA, CIDADE, COSTUMES, ALGUMAS VEZES CONTADAS, ENCOBERTAS, ESQUECIDAS, RENEGADAS, REVELADAS. OUTRAS TANTAS AINDA HÃO DE SER DESENTERRADAS E SE ENLAÇARÃO COM ÁS DO PÓS QUARENTA ANOS E VÃO FALAR DE ASCENSÃO, DECLÍNIO, PAZ, GUERRA, TEATRO, MAQUIAGEM, DESRESPEITO, MENDICÂNCIA, E CONTARÃO DOS LENDÁRIOS LILIPUTIANOS, NA MAIOR PARTE ANÔNIMOS SEM GLÓRIAS VIVENDO SEM CRUCIFICAR A DOR DO PASSADO OU DESDEM, NEM SEMPRE SABEDORES DA OBRA NEM DO VALOR QUE REPRESENTAM.
AS LEMBRANÇAS FÍSICAS VÃO SE ESVAINDO PELO RALO DO ESGOTO FINANCEIRO, AS RESERVAS SE ESCASSEIAM EM INTERESSES ESPECULATIVOS DESFIGURANDO O MAPA E A HISTÓRIA DE UM LUGAR.
NA GALERIA EDD TODOS MERECERIAM DESTAQUE E HOMENAGENS SEM BAJULAÇÕES, NA AUSÊNCIA DE MATERIAL FÍSICO, POUCOS AFORTUNADOS POR TEREM UM REGISTRO FOTOGRÁFICO, REPRESENTARÃO OS DEMAIS PELOS MÉRITOS, CULTURAL, ESPORTIVO, EDUCATIVO, REPRESENTATIVO E O QUE MAIS SE ENCAIXA PRA QUASE TOTAL MAIORIA, O DA RESISTÊNCIA, SOBREVIVERAM Á FADIGA, ÁS IRAS DOS DESALMADOS, ÁS ALCOVAS DE BHC, OS DESCONSOLOS DO ABANDONO E TODA ADVERSIDADE QUE FOI APRESENTADA NAS CORES DA VIDA.
TODOS OS SOBREVIVENTES, NÃO DESPEJAM O MAL, APENAS SONHAM COM A PRESERVAÇÃO DE TÃO RICA HISTÓRIA.

GRUPO ESCOLAR ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA

 ADMINISTRAÇÃO

 CAMPÃO

 ESCOLA PROFISSIONAL BRAULIO SILVA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

 LAVANDERIA

ALMOXARIFADO E PADARIA

CINE-TEATRO

DIVERSAS

fotos: arquivo fau, correio paulistano, colaboradores facebook, amigos

terça-feira, 17 de maio de 2016

Á SOMBRA DA CASTANHEIRA.






LÁ NO 20, OLHANDO DE FRENTE, NO LADO DIREITO DO PAVILHÃO HAVIA UMA GRANDE DESCIDA, NÃO HAVIAM CERCAS NEM FRONTEIRAS, NÃO SE SABIA ONDE ERAM, A CERTEZA VINHA DA DISTANCIA PERCORRIDA, NO ADIANTADO DA HORA. A TRILHA DESEMBOCAVA NA NASCENTE DOS LAGOS, INICIO DA SUBIDA QUE LEVAVA AO BANANAL, LUGAR PARA CASTIGOS, A TAREFA  E Á FAZENDA DO Dr BRAULIO SILVA. A MATA ABRAÇAVA O ENTORNO, AS POUCAS MORADIAS  ERAM PINGENTES MARCANDO AS VEREDAS DE MUITAS FUGAS.
NO CAMINHO ESTAVAM A AMOREIRA QUE SEMPRE RENASCIA  EM CASULOS PRIMAVERIS, AVERMELHANDO  FLAGRANTES, A MORADA DA CURRUÍRA, OS MORANGOS SILVESTRES, O PÉ DE LARANJA DA TERRA, AS AMEIXAS, AS BANANAS MAÇÃ, ABACATES, JABUTICABAS.
POR VÁRIOS MOTIVOS DEPOIS DO CAMPINHO ERA A ÁREA MAIS PROCURADA, POR SER PERTO DO PAVILHÃO, PELA COMIDA COLHIDA AO SABOR DAS ESTAÇÕES, PELO CAMINHO PRA BANHOS  ESCONDIDOS NO LAGO, PELA PAZ DO FRESCOR, PELAS SOMBRAS QUE NOS PERMITIAM ESCONDER FRUTAS DE VEZ PARA AMADURECER NOS MOCÓS, PELA TRANQUILIDADE, E PELA MISTICA CASTANHEIRA.
ERA DA ESPECIE CASTANHEIRA PORTUGUESA, NÃO SABÍAMOS APROVEITAR O SEU FRUTO, CRUA  NÃO TINHA UM GOSTO BOM, TIRÁVAMOS OS ESPINHOS E AS CASTANHAS VIRAVAM PINGENTES  PRA QUEIMAR ALGUÉM POR BRINCADEIRA, QUANDO FRICCIONADA NO CORPO OU NUM TRONCO RETINHA CALOR, NUMA BOA COZINHA EM QUANTIDADE DARIAM PRATOS DELICIOSOS.
MISTICA POR RESPONDER ÁS AFLIÇÕES INFANTIS NO DUETO COM O VENTO, POR PARECER ACALENTAR E DIVIDIR AS INQUIETAÇÕES, POR ABRIGAR OS VULTOS VISTOS DA JANELA. MESMO COM MEDO MUITOS PROCURAVAM O LUGAR, TALVEZ PRA SE REFAZER.
FOI DITO NA BOCA MIÚDA AO LONGO DOS ANOS MAS NUNCA  COMPROVADO QUE ESSA PEQUENA ÁREA ERA UM  CEMITÉRIO, UMA ANTIGA ESCADARIA, GRANDES PEDRAS ALHEIAS AO LUGAR, OSSOS SEM NEXO, UMA CRUZ DESENTERRADA EM LUGAR PRÓXIMO E VULTOS QUE VIMOS ENTRE O 20 E 24 REASCENDIAM O FALATÓRIO,
AO SE PASSAR NA ESTRADA PRINCIPALMENTE NA QUARESMA LÁ SE VINHAM HISTÓRIAS DE VISAGENS. O JANTAR ERA TRAZIDO COM CALMA ATÉ O 24, PARADA PRA REFAZER AS FORÇAS E DE UM TIRO SÓ ATÉ A COPA DO 20. NO CAFÉ, PRESSA ATÉ O 22 ,PRA COLHER UVA PAU, NA VOLTA DO MESMO JEITO.
O LUGAR  QUE SERVIA DE REFUGIO E REFLEXÃO, ESCONDERIJO E DIVERSÃO. ERA ONDE PÁSSAROS PROCRIAVAM AOS MONTES, PINTASSILGOS, CHUPINS, PÁSSAROS PRETOS, TICAS TOPETES, CURRUÍRAS,  VIVÍAMOS COM ARAPUCAS ARMADAS, PELA GLORIA  DE CAÇAR,  ALIMENTAR  E DEPOIS SOLTAR. QUANDO SE ASSALTAVA   A MARMITA  LÁ ERA O MOCÓ.
A JANELA DO SEGUNDO DORMITÓRIO ERA  COMO UMA TORRE DE OBSERVAÇÃO, DE LÁ A VISÃO SE ESTENDIA PRO JARAGUÁ  E APURÁVAMOS OS OUVIDOS IDENTIFICANDO OS CANTOS DAS MANHÃS, O PRÉDIO DA FEBEM NA RAPOSO, UMA CONSTRUÇÃO QUE DAVA A APARÊNCIA DE SER DE TIJOLOS NOS ASSOMBRAVA COM O QUE PODERIA SER PIOR, DA TORRE  OS PENSAMENTOS VIAJAVAM PASSANDO PELA CASTANHEIRA DESEMBOCANDO NA RAPOSO TAVARES TOMANDO OS RUMOS DA METRÓPOLE,
COM O PASSAR DOS ANOS  TOMEI O LUGAR  PRA MIM COMO BASE, PODAVA A ÁREA E  NA JABUTICABEIRA FINCAVA  PREGOS, COMO ENSINOU SEU BENTO, PREPARAVA OS MOCÓS, JÁ NÃO TEMIA AS SOMBRAS, SE DESSEM BRECHAS A NOITE SAIA PRA COMER ALGUMA COISA ESCONDIDA ANTES, ESCONDIDO TAMBÉM O CALÇÃO DOS BANHOS, TABLETES DE CLAYBON E FILÕES, NO MEIO DE SEMENTES E ASAS DE BORBOLETAS,
O MEDO ERA QUASE QUE SÓ DAS COBRAS, AS ASSOMBRAÇÕES AINDA VAGAVAM E CONHECIA BEM A SILHUETA E FACES DA VELHA AMIGA, O HORIZONTE MAIS A ESQUERDA FINDAVA NA MATA, DO BANANAL  JÁ NÃO HAVIA O CASTIGO DE SER MANDADO PRA LÁ E EU NADA MAIS TEMIA ERA SENHOR DE UM LUGAR ONDE EU ENCONTRAVA A PAZ DA MINHA SOLIDÃO Á SOMBRA DA CASTANHEIRA, A ESPERAR O NOVO TEMPO.











FOTOS GOOGLE IMAGENS, FACEBOOK.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

ESSE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE.

NÃO SEI DIZER QUEM PATROCINAVA OS PASSEIOS DO EDD, FUI Á VÁRIOS, NO NÍDIA LÍCIA, TODO ANO TINHA UM, NO SESC TAMBÉM, EM ALGUNS SAIAMOS EM COMBOIOS DE ÔNIBUS FRETADOS, ESSES SUPONHO QUE ERAM BANCADOS PELA  PREFEITURA,  GERALMENTE NO IBIRAPUERA.
TEVE UM NO CIRCO THIANY ONDE TODO MUNDO FOI E DE UMA SÓ VEZ, NÃO FICOU NINGUÉM NA ENXADA, DE CASTIGO, PELO MENOS DO 20. CINEMAS, FOMOS NOS PRINCIPAIS,  E OS LANÇAMENTOS DOS TRAPALHÕES ERAM FIGURAS CARIMBADAS, ESSE TEVE UM FATO DIFERENTE, E NÃO FUGIMOS DO NOSSO CINE-TEATRO, NEM DAS SESSÕES DE SÁBADO A NOITE, FALAMOS TAMBÉM DO LUXO DAS INSTALAÇÕES E ELEGÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS. LÁ FORA UMA SUGESTA DO SOL NA MANHÃ DE DOMINGO BRIGAVA COM O VENTO GELADO, O CALOR VINHA DA EMOÇÃO DO FESTIVO PASSEIO.
NA ENTRADA DA FILA INDIANA, NÃO HAVIA MAIS  UM ZÉ MACACO (a mulecagem,  em figura de gente), NÃO NO MESMO NÍVEL.
O ESPIRITO DAS PRESEPADAS RONDAVA, MAS Á MEIA BOCA, A TURMA DA BAGUNÇA  REPETIA AS   ZOAÇÕES, OS ESCOLADOS ESPERAVAM A HORA DA QUEDA DO DOMINO E ESCALAR UM ACENTO MELHOR, NEM PRECISAVA, POIS AS CADEIRAS ACOLCHOADAS ESCONDERIAM OS DESENHOS PORNOGRÁFICOS SE HOUVESSEM ALGUM.
EU NÃO ESTAVA A VONTADE, ERA PELA FALTA DE UMA CAMISA POR BAIXO DA BLUSA DE PELOS, O CONJUNTO DO TRAJE ME FAZIA UM ALVO PROS OLHOS E LÍNGUAS. ERA COMO  CALÇAR TÊNIS, FURADO, VESTINDO TERNO E GRAVATA, SEM CUECAS,  DE CALÇA REMENDADA, PESCANDO SIRI. QUANDO A FILA ANDOU, ME PEGARAM PELO BRAÇO, EU E OUTRO, E NOS PERFILARAM JUNTO   DOS DOIS ASTROS,  RENATO ARAGÃO E DEDE SANTANA PRA UMA FOTO, O CABELO DE RECO, AS ROUPAS SURRADAS ACENTUARAM O CLIMA, MAS FOI O OLHAR DA CARÊNCIA DOS ABRIGADOS, QUE DEVE TER FICADO PRO GRUPO DE ADULTOS Á DIREITA DE QUEM FOTOGRAFAVA.
NÃO HOUVE TIETAGEM NEM ADMIRAÇÃO, A FICHA DEMOROU CAIR,  OS OLHARES PRA GENTE, ERAM OS MESMOS DAS SENHORAS CATOLICAS, HOJE ENTENDO MELHOR O PENOSO DESDEM.
ANTES DO FILME, MUSSUM E ZACARIAS SE JUNTARAM NO PALCO AOS DOIS E ANUNCIARAM A FORMAÇÃO DO QUARTETO PARA OS PRÓXIMOS FILMES, FIZERAM ALGUMAS GRAÇAS E FINALIZARAM  A PERFORMANCE AO SOM DE,  ESSE É UM PAIS QUE VAI PRA FRENTE, UM SEGURANDO NA CINTURA DO OUTRO, COMO VAGÕES ATRELADOS, MAS,  CAMINHANDO PRA TRÁS.
ACREDITO QUE FOI O LANÇAMENTO DA PIADA, E QUE NUNCA IMAGINARIAM  CAUSAR TANTA ZUADA  NO MOMENTO POLITICO BRASILEIRO, LOGO ELES, QUE NÃO SE ENVOLVIAM NESSAS QUESTÕES. AINDA NA TUPY QUE QUASE NÃO ASSISTÍAMOS, OUSARAM A PIADA OUTRAS VEZES, TIRARAM O PROGRAMA DO AR POR UM BREVE MOMENTO, TÃO BREVE QUE LOGO VOLTARAM. FIQUEI ENTRE AS INESQUECÍVEIS ALEGRIAS DO QUARTETO E A CHATEAÇÃO DAS PIADAS, POR VEZES PESADAS.
A CIDADE PUXAVA UM PAÍS, O METRÔ RECRUTAVA O CONTINGENTE MASCULINO DESAGUADO NA BAIXADA DO GLICÉRIO, ONDE PILOTARIAM BRITADEIRAS, AS MOTOS DE BAIANOS, E BAIANO ERA TODO SUJEITO QUERENDO VENCER QUE SE SUJEITAVA AO TRABALHO PESADO,  BASTAVA TER DESCIDO DAS BANDAS DO NORTE.
O PAÍS CAMINHAVA COM INFLAÇÃO, USINAS NUCLEARES, DELFIM NETO, ARENA, REPRESSÃO, PLANOS MIRABOLANTES, RADIO EDUCAÇÃO, E A PERSEGUIÇÃO DAS PIADAS.
O QUARTETO ERA SUCESSO ABSOLUTO E MOTE DE PIADAS, DO, E PRO POVO SIMPLES, HUMILDE, RICO EM SUA  EXISTÊNCIA.
O GOVERNO LANÇOU O MOBRAL, LIVROU MUITOS DO ANALFABETISMO E APRESENTOU SOBRAL, CIDADE CEARENCE, BERÇO NATAL DO DIDI, PRA SAMPA,
PRA QUEM QUERIA DENEGRI, DESMERECER, CURTIR, ZOAR, TIRAR UM PELO DA CARA, SOBRAL ERA A SOBRA DO MOBRAL, E TUDO QUE DESCAMBASSE  EM BURRICE.  
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fotos, memórias paulistanas.