Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de março de 2015

FAVOS DA DANAÇÃO, O ATAQUE DAS ABELHAS.

O ATAQUE DAS ABELHAS
andrepavi20.blogspot.com
ERA O SEGUNDO DOMINGO DE UM MÊS PERDIDO PELOS IDOS DE 75 OU 76, ME LEMBRO BEM DA CLARIDADE DA INESQUECÍVEL TARDE, DIA CLARO E O SABOR DO OUTONO ALONGANDO O PASSEIO DE QUEM SAIU, POR ISSO O PAVILHÃO COM POUCA GENTE. O GRUPO DOS QUE NÃO SAÍRAM ESTAVA ESPALHADO EM ATIVIDADES ALEATÓRIAS E SE FARTAVA DE ÓCIO  CRIANDO BRINCADEIRAS E MENINO VAGANDO JÁ VIU NO QUE DÁ É DANAÇÃO NA CERTA.
NA PONTA DO FORRO DO TERCEIRO DORMITÓRIO DO PAVILHÃO HAVIA UM INOFENSIVO BURAQUINHO ONDE HA ANOS PERCEBÍAMOS A MOVIMENTAÇÃO DAS INOCENTES ABELHAS, NÃO SE SABE QUANDO SE INSTALARAM JÁ HAVIAM ANOS QUE DIVIDÍAMOS OS ESPAÇOS SEM CONFLITOS AS VEZES QUERÍAMOS SÓ PRA NÓS   AS SEMENTES DE GIRASSÓIS PLANTADOS NO JARDIM OU O SUMO DE ALGUMA FLOR, POR VEZES UM OU OUTRO APARECIA COM OS OLHOS OU LÁBIOS INCHADOS DE ALGUMA PICADA, QUANDO ALGUMA ENTRAVA NO DORMITÓRIO PELOS VIDROS QUEBRADOS ERA EXPULSA COM CHICOTADAS DE TOALHAS E NADA QUE MERECESSE PREOCUPAÇÃO. ACHO QUE O CHEIRO DA MASSA USADA PRA FIXAR ALGUM VIDRO TROCADO DAS JANELAS ESPANTAVA OS BICHOS.
A MAIORIA ERA BOA DE MIRA E O DESAFIO DA VEZ ERA ACERTAR A BOCA DA ENTRADA DA INESPERADA SURPRESA COM OS PEDRISCOS DO CAMINHO,  FOI QUASE DE PRIMEIRA QUE A INOCENTE PEDRINHA DESTAMPOU AS COMPORTAS DO ENXAME DE ABELHAS FURIOSAS QUE INUNDOU SEM PENA  TODOS OS RECANTOS DO FEUDO. QUEM BRINCAVA DE BATE E REBATE VIU A NUVEM DO APOCALIPSE SE APROXIMAR, ERAM  MILHARES E SÓ DEU PRA CORRER E SE EMBRENHAR NO MATO INÚTIL LUTAR, DICK SE TRANSFORMOU EM  POTRO SELVAGEM EM GALOPE ALUCINANTE SEM SABER PRA ONDE, OS POMBOS EM DESNORTEADA REVOADA. AS GALINHAS POUCO SOFRERAM MAS OS SETE OU OITO PATOS SOFRERAM MUITO, E TODOS MORRERAM COM PICADAS NO PESCOÇO, O MAIOR E MAIS FORTE FOI GUILHOTINADO COM UM GOLPE CERTEIRO DE MACHADO POR SEU BENTO PRA ACABAR COM O SOFRIMENTO DO ANIMAL, SEU PESCOÇO FORTE COBERTO AINDA DA FÚRIA SE DEBATEU MUITO ANTES DE APAGAR, TEVE GENTE QUE CORREU PRO LAGO E APROVEITOU PRA SE BANHAR VESTIDO E SEM MEDO DE PUNIÇÃO E FICOU LÁ ENQUANTO A TARDE CAIA E A TROPA SE AGRUPAVA DO DILUVIO DE ABELHAS, ERAM MUITAS, MUITAS MESMO. 
CHIPINHO QUE ESTAVA POR PERTO NA HORA DO ATAQUE, E DEVIA ESTAR CURTINDO SUA SOLIDÃO DE EXCLUÍDO RUMINANDO O ALMOÇO FOI O QUE MAIS SOFREU,  PAGOU  O PREÇO DA DANAÇÃO SEM DEVER NADA, FICOU TODO COBERTO DE ABELHAS DA CABEÇA Á CINTURA SEU BENTO FOI QUEM LHE TIROU A CAMISA E CORREU COM ELE DESMAIADO NOS BRAÇOS PRUM ABRIGO, O CORPO E ROSTO JÁ INCHADO E  FEBRE, E VOMITAVA, SE VAZAVA, PARECIA QUE SERIA O O FIM DO POBRE IRMÃO, O QUADRO ERA GRAVE E NÃO SEI DIZER COMO UM MENINO FRANZINO POR VOLTA DOS DEZ ANOS E ALGUNS QUILOS SOBREVIVEU AO  FEROZ ATAQUE.
FOI POR DEUS QUE PRA POUPAR A CAMINHADA  ME DESPEDI DE MINHA MÃE   NA PORTARIA E NA SUBIDA DA ESCADA DE BARRO OUVI OS GRITOS E REBULIÇO E VI SOMENTE UMA PEQUENA NUVEM DE ABELHAS E LEVARAM  O HERÓI PRA ASSISTÊNCIA ONDE FICOU, NO DESESPERO VOEI PELO CAPIM GORDURA NO RUMO DO DEZESSEIS. 
SÓ NO CAIR DA NOITE É QUE BAIXAMOS A GUARDA DOS PANOS PRA AFUGENTAR OS BICHOS E FOI UMA NOITE MUITO AGITADA, SEU BENTO  SENTIA A DOR DA PERDA DOS ANIMAIS MAIS QUE AS FERROADAS E SE PREOCUPAVA COM CHIPINHO, NÃO INDAGOU NEM PUNIU NINGUÉM SÓ FALOU ALGO SOBRE AS COISAS DA NATUREZA E RESPEITO.
NO DIA SEGUINTE MANDOU QUEM ESTAVA PELO PAVILHÃO PRO CAMPO, FEZ MUITA FUMAÇA COM FOLHAS VERDES DE ALECRIM E EUCALIPTOS E ESPALHOU BHC EM UMA PEQUENA PARTE DA COLMEIA APROVEITANDO OS FAVOS QUE ESTAVAM LIMPOS E SEM VENENO NOS PANELÕES E LATÕES DO CHÁ E MANDOU UM POUCO PRA COZINHA. PASSAMOS ALGUNS DIAS COMENDO OS FAVOS DA DANAÇÃO E ACREDITÁVAMOS QUE ALGUNS NUNCA TERIAM REUMATISMO NA VIDA.







FOTOS AMIGOS DO FACEBOOK