Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de julho de 2014

ABRAÃO, FAUSTINO E O BOXE NO EDD

ALÉM DO FUTEBOL OUTRA GRANDE PAIXÃO ESPORTIVA NO EDD  ERA O BOXE. CREIO TER VINDO APÓS A GLÓRIA DE ABRAÃO LÁ A VIDA  FORJOU  UM CAMPEÃO. CONSIDERADO UM CARGA TORTA E CONSEGUIU SUCESSO COM A NOBRE ARTE DAS LUVAS MAS OS CAMINHOS DA VIDA NÃO O LEVARAM AO SUCESSO DO PROFISSIONALISMO , FEZ DIVERSAS PRELIMINARES DO GALINHO DE OURO EDER JOFRE E PODERIA ATÉ TER TIDO A MESMA SORTE. FOI CAMPEÃO PAN AMERICANO EM 1959 EDER CAMPEÃO MUNDIAL EM 1960, JÁ ATÉ SONHEI COM ESSA HISTORIA, CONTEI E RECONTEI PRA ALGUNS AMIGOS E SEMPRE ME EMOCIONO PRINCIPALMENTE PELO FINAL MAS VOU DEIXAR A REVISTA O CRUZEIRO E O ARQUIVO FOLHA CONTAREM

Boxe desconhecido fêz mais do que seu dever

QUANDO o juiz levantou o braço direito do pêso-médio Abrão de Sousa, os brasileiros que estavam no Ginásio do Illinois National Guard não se contiveram e começaram a entoar o canto da vitória: Brasil! Brasil!
No começo eram poucas as vozes, mas logo o côro cresceu, na mais espontânea e entusiástica homenagem prestada a um campeão dos III Jogos Pan-Americanos. Os próprios norte-americanos, que com tristeza haviam assistido à derrota de Bobby Foster, ficaram de pé e ovacionaram o vencedor. Tony Zale, ex-campeão mundial da categoria, comentou com um amigo:
- Êsse pêso-médio é terrível. Não me admirarei se êle ainda conquistar o campeonato do mundo.
O velho treinador Kid Jofre chorava quando a bandeira do Brasil foi hasteada.
Na mesma noite, um outro brasileiro vencera o campeonato. O pequeno Waldomiro Pinto, crioulinho bom na batida do samba e no ritmo do ringue, também conquistou sua medalha de ouro. Para reinar no trono dos galos, Waldomiro Pinto precisou derrotar três rivais: o canadense Alphonse Chabot, o norte-americano Petros Spanakos e o argentino Carlos Cañete.
Johnny Coulon, que de 1907 a 1914 foi o campeão mundial dos galos, ao cumprimentar o brasileiro segredou-lhe:
- É assim que se ganha um título: com o coração.



JOGOS PAN-AMERICANOS DE CHICAGO EM 1959

3 / 19
O sparring Eder Jofre (dir.) posa ao lado de dirigente e boxeador José Neves MartinsArquivo Folha


JOGOS PAN-AMERICANOS DE CHICAGO EM 1959

9 / 19
Eder Jofre (quinto da dir. para a esq.) foi a Chicago como sparring da equipe de boxeArquivo Folha
ABRAÃO É O 2º DA DIREITA PRA ESQUERDA

JOGOS PAN-AMERICANOS DE CHICAGO EM 195919 fotos


Pugilista Waldemiro Pinto, medalhista de ouro no Pan de Chicago. Arquivo Folha

LI NOS ARQUIVOS DO CORREIO PAULISTANO, FOLHA DE SÃO PAULO E O ESTADO DE SÃO PAULO QUE ELE LUTAVA PRA ENGAJAR NO BOXE PROFISSIONAL. FOI CAMPEÃO SUL AMERICANO EM LIMA UM ANO DEPOIS MEDALHISTA DE OURO DERROTANDO EM CHICAGO O AMERICANO BOB FOSTER. COMO PROFISSIONAL SÓ PERDEU UMA LUTA FOI PRO ITALIANO NINO BENVENUTTI DEPOIS VEIO A PARTE TRISTE, DECADÊNCIA ESQUECIMENTO CONFLITOS FAMILIARES E POUCOS AMIGOS RESTARAM. TRABALHO PELA BOCA DO LIXO EM SP COMO SEGURANÇA EM BOATES DUVIDOSAS ANTES PEREGRINOU PELOS GINÁSIOS E ACADEMIAS TENTANDO UM CARGO DE TREINADOR ATÉ ENTREGAR SUAS MEDALHAS E TROFÉUS A UM INVESTIGADOR E PASSAR A MORAR NUM ALBERGUE NA DUQUE DE CAXIAS. ACABOU MORRENDO NO FRIO HOSPITAL DO MANDAQUI NO DIA EM QUE COMPLETARIA 46 ANOS EM 11 DE MAIO DE 1983 ASSIM ESCREVEU ANTERO GRECO REPÓRTER DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO.  DESFIGURADO E COM O CORPO MAGRO E CORRIDO PELA MISÉRIA E TUBERCULOSE NADA LEMBRAVA O PUGILISTA FORTE E PEGADOR QUE DERRUBOU O ARGENTINO JOSÉ CARBONE COM UM MINUTO DE LUTA EM NOVEMBRO DE 1961. ESCAPOU DA VALA COMUM E DE ENTRAR NAS TRISTES ESTATÍSTICAS DA INDIGÊNCIA POR CAUSA DE JOÃO LIMA, SEU ERNESTO DONO DE UM RESTAURANTE DA BOCA, UMA SOBRINHA E O EX PUGILISTA DITÃO FERRAZ. O CORPO DO ATLETA DESCANSA NO CEMITÉRIO DA LAPA NUM TUMULO CONSEGUIDO JUNTO A FEDERAÇÃO PAULISTA E  SECRETARIA DE ESPORTES DE SÃO PAULO, SEUS FEITOS, GLÓRIAS, TROFÉUS E CONQUISTAS VÃO SE PERDENDO E CAINDO NO ESQUECIMENTO, AS PESSOAS QUE DEVERIAM MANTER VIVA A HISTÓRIA DO ESPORTE AMADOR NEM  SEQUER SABEM QUE UM DIA HOUVE UM ABRAÃO FRANCISCO DE SOUSA PUGILISTA FORJADO NO EDD, PREPARO CONQUISTADO NA ENXADA, PERNAS FORTES DE TANTO CARREGAR A PADIOLA DA BOIA E AGILIDADE CONQUISTADA NAS BRIGAS COM OUTROS MENORES. GOSTARIA DE UM DIA VOLTAR A SAMPA E PERCORRER A CIDADE ATRÁS DE SABER MAIS DESSA E DE OUTRAS HISTÓRIAS, FAZER UMA HOMENAGEM A ELE E CONSEGUIR UMA OU MAIS FOTOS BOAS, POIS AS QUE TENHO SÃO DE JORNAIS E QUASE NÃO TEM QUALIDADE, VALEM MESMO POR REGISTRAR AS CONQUISTAS. AIRTON DOS SANTOS E PEDRO NITINHA NOLASCO CONVIVERAM COM ELE E MUITO ME AJUDAM  ESCREVER ALGUMAS HISTORIAS NÃO OFICIAIS DO EDD

O CAPITÃO ALBINO CARLOS  PAZELLI  UM DOS HERÓIS DO JOELMA E COMANDANTE DO COE FOI UM DOS MESTRES PROFESSORES QUE ALIMENTAVAM O FOGO PRA FORJAR OS MENORES. HOMEM DURO QUE COMANDAVA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA APLICANDO O ENTÃO FAMOSO TESTE DE COOPER EM INCONTÁVEIS VOLTAS NO CAMPO DE BAIXO CRONOMETRANDO E ANOTANDO OS RESULTADOS SEM NUNCA DIVULGA LOS.FOI ELE QUEM LEVOU LUIS FAUSTINO PIRES CAMPEÃO BRASILEIRO E SUL AMERICANO DOS PESOS PESADOS DEVIDAMENTE UNIFORMIZADO E PARAMENTADO NUM DIA DE FESTA PARA NÓS CONHECERMOS E TROCAR LUVAS COM O CAMPEÃO. TROCAR LUVAS, É MUITA PRETENSÃO DE MINHA PARTE, ELE ABRIA A GUARDA E DEIXAVA A GENTE BATER. DEVIDO O TAMANHO DOS BRAÇOS E ALTURA IMENSAMENTE DESPROPORCIONAIS A GENTE CONSEGUIA ATINGIR NO MAXIMO  (E UM MAIS ALTO UM POUQUINHO) A BARRIGA E O PEITO DAQUELA ESTATUA IMPONENTE DE SOTAQUE DO INTERIOR QUE RIA E SE DIVERTIA NUM DIA FELIZ. MAS RISOS AINDA QUANDO AMEAÇAVA DISTRIBUIR UNS CRUZADOS E DIRETOS E A GENTE SE FECHAVA FEITO CARACOL AI O NEGÃO ENCOSTAVA A LUVA NA NOSSA CABEÇA E ABRIA O BICO  DO MEDO DOS ASPIRANTES INDEFESOS, UM OU OUTRO MAIS ADIANTADO NOS TREINOS SENTIU A GLÓRIA DE TER SE ARMADO NA FRENTE DO ÍDOLO NO IMPROVISADO TABLADO. POR VEZES PERDEU A RESPIRAÇÃO DE TANTO RIR SEI QUE ESTAVA FELIZ.. CONSEGUIU SUCESSO COMO BOXEADOR, O MINEIRO LUTADOR FOI CAMPEÃO SUL AMERICANO E BRASILEIRO POR MUITOS ANOS PENDURANDO AS LUVAS PROFISSIONALMENTE EM 1979, OUTRO INTERNO O NILTON VICTORINO ANTES CHEGOU A VÊ LO EM AÇÃO NO CMTC. MESMO NÃO TENDO O  MAIS QUE MERECIDO RECONHECIMENTO SALVO UNS POUCOS (QUASE NENHUM PRO TAMANHO DAS LUTAS TRAVADAS) FAUSTINO TEVE UMA TRAJETÓRIA MAIS HORIZONTAL NA VIDA MESMO COM AS DIFICULDADES DO FIM DE CARREIRA. O CARIOCA ABRAÃO TEVE SEU  ULTIMO ROUND CAMINHO TESTEMUNHADO POR UM OUTRO INTERNO DO EDD QUE NA CONDIÇÃO DE MOTORISTA DO SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP QUE TRANSPORTOU O CORPO DO CAMPEÃO E O TIROU DA VALA DA INDIGÊNCIA PARA SEU DESCANSO FINAL.


 
 ABRAÃO NA HORA EM QUE GANHOU A MEDALHA DE OURO NOS JOGOS PAN AMERICANO DE CHICAGO
















 LUIS FAUSTINO PIRES




 FOTOS E  FONTES:  JORNAL CORREIO PAULISTANO, O ESTADO DE SP, FOLHA DE SP, REVISTA O CRUZEIRO, REVISTA AMERICAN THE RING