Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de julho de 2014

AS GUERREIRAS DE LILIPUT CONTRA OS HORRORES DA RUA PRAÍSO


PARA SE CHEGAR AO QUE É O EDUCANDÁRIO DOM DUARTE MUITA COISA FOI FEITA, LUTAS FORAM TRAVADAS NOS BASTIDORES, VISITAS, REUNIÕES COM MANDATÁRIOS DO MOMENTO. O QUE FICAVA EM ACORDO  COM UM  QUE NÃO CHEGAVA NEM A ESQUENTAR A CADEIRA JÁ NÃO AGRADAVA A UM OUTRO RECÉM EMPOSSADO OU SIM QUEM SABE, HAVIA O JOGO POLITICO, AS BRIGAS  ENTRE O ESTADO E O GOVERNO FEDERAL  FERVILHAVAM ERAM OS ANOS 30, A POLITICA PARA AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO  NO GOVERNO VARGAS ERAM  AINDA INDEFINIDAS E ROLOU MUITO CHÁ ENTRE AS SENHORAS  DA LIGA, GUERREIRAS QUE MOBILIZARAM DE FORMA EXTRAORDINÁRIA A ELITE PAULISTA E PAULISTANA  NAS TERRAS DE PIRATININGA DESDE QUE PRESENCIARAM  PARTE DOS HORRORES DA RUA  PARAÍSO, O ABRIGO DE MENORES ERA UM VERDADEIRO DEPOSITO DE JOVENS QUE CHOCAVA A MORAL E OS BONS COSTUMES DA ELITE  CATÓLICA PAULISTANA, TALVEZ  QUEM SABE O MEDO DOS CULTOS POPULARES MAIS LIBERAIS DESPERTOU O  EXMO ARCEBISPO DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA A DAR O PONTA PÉ INICIAL  PARA SE REALIZAR A CIDADE DOS MENORES ABANDONADOS. 

O QUE SE SABE DE VERDADE MESMO É QUE  O PROJETO DA CIDADE DOS MENORES ABANDONADOS FOI ARQUITETADO PELA LIGA E TRABALHADO EXAUSTIVAMENTE. COM TUDO INSTITUÍDO, A LIGA RECEBERIA PELO TRABALHO FEITO AOS MENORES, ALÉM DOS CHÁS HABITUAIS HAVIA OS DE CADEIRA QUE TOMAVAM NAS PEREGRINAÇÕES ATRÁS DE DONATIVOS E DOS GESTORES PÚBLICOS, PERCORRERAM  A CIDADE GARIMPANDO LUGARES PARA CRIAÇÃO DA CIDADE DOS SONHOS. APARECEU UM TERRENO NO ALTO DA MOÓCA, MAS SÓ DE 10 ALQUEIRES, ERA PEQUENO  DEMAIS PRO PROJETO DE UMA CIDADE  E TAMBÉM DEVIDO AS QUESTÕES FAMILIARES  QUE APÓS A MORTE DO GENITOR FICOU INVIÁVEL. 
O GOVERNO CEDEU UM TERRENO NA ÁGUA FUNDA PRÓXIMO AO IBIRAPUERA (JÁ PENSOU SE TIVESSE ACONTECIDO ISSO????) MAS OUTRAS SECRETARIAS TINHAM OUTRO DESTINO PARA O LUGAR MESMO COM O PROJETO JÁ EM MOVIMENTO. 
COGITOU SE ATÉ CONSTRUIR FORA DA CIDADE, MAS GRAÇAS A DEUS A IDEIA NÃO VINGOU E JÁ COM A OPINIÃO PUBLICA QUERENDO DESCRER NA BADALADA OBRA LILIPUTIANA A FÉ E ABNEGAÇÃO DAS SENHORAS GUERREIRAS VENCEU, NUM DIA DE NOSSA SENHORA FEZ SE A LUZ  E DE BRAÇOS ABERTOS O SONHO DA BOYS TOWN VINGOU. 

DONA NOÊMIA SAMPAIO E SILVA DEVOTA DA SANTA MÃE DE TODOS CONVENCEU O MARIDO BRÁULIO SILVA A CEDER O TERRENO DO SITIO MONTE ALEGRE. UM TERRENO LINDO DE 53 ALQUEIRES, ALTO REVESTIDO DE MATAS CORTADO DE REGATOS, NASCENTES DE ÁGUA COM TERRAS BOAS PARA AGRICULTURA E JARDINAGEM, FICAVA Á PEQUENA DISTANCIA DA PARTE TERMINAL DA LINHA DE BONDES DE PINHEIROS ENTRE DUAS ESTRADAS DE RODAGEM  A DE ITAPECERICA E A DE COTIA E PRÓXIMO A LINHA ADUTORA DOS RESERVATÓRIOS DE COTIA, MARGEADO PELAS LINHAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA LIGHT & POWER. 
FOI AVALIADO EM 600:000$00 E COM NOVAS OBRAS AO TÉRMINO VALERIA COM CERTEZA DE 800 A MIL CONTOS DE RÉIS. DE CONTO EM CONTO O TRABALHO DAS GUERREIRAS  PROSSEGUIA SERIAM PRECISOS MAIS OU MENOS 3.000$000.000 PARA FINALIZAR A OBRA E FOI ASSIM DE CONTO EM CONTO, TIJOLO POR TIJOLO, PAVILHÃO EM PAVILHÃO, LISTA EM LISTA QUE A COISA ANDOU. BAZARES, BINGOS, DOAÇÕES, QUADROS LEILOADOS, CORRIDAS DE CAVALOS (HOUVE ATÉ O GARDEN PARTY PROVA CIDADE DOS MENORES), APRESENTAÇÕES TEATRAIS E OPERAS, RODADAS DE CHÁS, CAIXINHA DE INDUSTRIAIS, COMERCIANTES, FAZENDEIROS, COMENDADORES, CONDES, PRÍNCIPES CUSTEARAM O TRABALHO DA FIRMA AZEVEDO TRAVASSOS & CIA CAPITANEADO POR ANÉSIO DO AMARAL. 
GOSTARIA DE TER UMA DATA PRA DIZER QUE FOI NESSE DIA O INICIO DA OBRA MAS AINDA NADA ENCONTREI. DAS  PLANTAS SEMENTES DE ANÉSIO DO AMARAL E EDMUR SOUSA QUEIROZ BROTARAM PRIMEIRO COM CERTEZA NÃO FOI O TEATRO, DE 1934 ( CORREÇÃO EM 5/2016 DO TEATRO, NÃO SE TEM NENHUM REGISTRO, NEM DATA CERTA, NEM UM NOME PRA ELE)  E OS PAVILHÕES QUE FORAM PROJETADOS PRA 36 MENINOS E GANHARAM MAIS NOVE EM OUTRO MOMENTO. CADA PAVILHÃO CUSTAVA 100 CONTOS DE RÉIS E FOI ESSA QUANTIA QUE UMA SENHORA DE SÃO JOSE D E BARREIROS DOOU PEDINDO PRA NÃO SER IDENTIFICADA, DOAÇÃO AMPLAMENTE DIVULGADA E A SANTA SENHORA NÃO QUIS NEM DAR UM NOME A UM LAR. OS BENFEITORES NÃO SEI SE POR CARIDADE OU PURA VAIDADE DOAVAM E DAVAM NOMES AOS PAVILHÕES. O PAVILHÃO CONDE DE LARA FOI O PRIMEIRO A SER INAUGURADO EM 1935, PAVILHÃO QUITO JUNQUEIRA, PAVILHÃO CONDESSA DE LARA, PAVILHÃO HAROLDO DE OLIVEIRA, PAVILHÃO VIRGILIO PEREIRA, PAVILHÃO CONDE E CONDESSA FRANCISCO MATARAZZO, PAVILHÃO IRMÃOS PENTEADOS, PAVILHÃO JOSE MARIO JUNQUEIRA NETO, PAVILHÃO JULIO PIGNATARI, PAVILHÃO PRÍNCIPE ALIATA, PAVILHÃO JOSÉ EGIDIO DE SOUSA ARANHA, PAVILHÃO PEREIRA IGNACIO, PAVILHÃO FABIO E RENATA DA SILVA PRADO, PAVILHÃO CONDE RODOLPHO CRESPI, PAVILHÃO DE INGRESSO DOADO PELA CIDADE DE SANTOS, A ESCOLA PROFISSIONAL LEVA O NOME DE BRÁULIO SILVA.  FOI DOADO PELO GOVERNO DO ESTADO POR ADEMAR DE BARROS CUSTOU 136 CONTOS DE RÉIS, O CAMPO  DE FUTEBOL DEVERIA SER UM ESTÁDIO LEVOU O NOME DE STADIUM FABIO PRADO. COMO O PROBLEMA DOS MENORES ABANDONADOS ERAM MUITO GRAVE E COM OS DEPÓSITOS DISPENSÁRIOS ABARROTADOS FOI INAUGURADO  COM  O QUE  JÁ SE TINHA APRONTADO NUMA QUARTA FEIRA EM 22 DE DEZEMBRO DE 1937 A CIDADE DOS MENORES ABANDONADOS. E FOI ISSO QUE FOI IDEALIZADO, 

UMA CIDADE ONDE O MENOR TIVESSE UM LAR COM CARINHO DE UM CASAL RESPONSÁVEL, MORADIA LIMPA AMPLA, COM CONDIÇÕES SANITÁRIAS DIGNAS, ESCOLA, LAZER, ESPORTE, PREPARO PROFISSIONAL, MEDICO E TUDO QUE FOSSE NORMAL PARA UM JOVEM, FORAM DOADOS LOTES DE MATRIZES DE AVES, SEMENTES, ENXADAS, SAPATOS, SEIS NOVILHAS, TECIDOS, COBERTORES, CONJUNTOS DE VIMES. 
O DIA DA INAUGURAÇÃO FOI UM GRANDE ATO FESTIVO E CONCORRIDO, NA CIDADE PRA MAIS DE 200 AUTOMÓVEIS CRUZARAM OS PORTÕES, DUAS BANDAS DE MÚSICA DA GUARDA MUNICIPAL, UMA FICOU NO GRUPO ESCOLAR E OUTRA NO IMPROVISADO PÁTIO DA CAPELA ONDE SERIA SERIA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA, GENTE DA SOCIEDADE, BENFEITORES, REPRESENTANTES DOS PRINCIPAIS JORNAIS, REPRESENTANTES DA IGREJA, DEPUTADOS, O INTERVENTOR FEDERAL, PREFEITO, CHEFE DE POLÍCIA, COMANDANTES DO EXÉRCITO, GUARDA MUNICIPAL, TODA DIRETORIA DA LIGA E CERCA DE 800 MENORES DA CASA DA INFÂNCIA, DISPENSÁRIOS, ABRIGO DE MENORES, DE TODOS LUGARES QUE A LIGA CUIDAVA E OS NOVOS MORADORES QUE EM MOMENTO ALGUM DERAM QUALQUER DEPOIMENTO SOBRE SUAS ASPIRAÇÕES, ESTAVAM LÁ VESTIDOS GARBOSAMENTE CUMPRINDO O RITUAL, CANTARAM O HINO NACIONAL E OUTROS, VIRAM TODO O CERIMONIAL, CANSARAM DE TANTO DISCURSO SÓ NÃO HOUVE NADA QUE MARCASSE  SUAS PRESENÇAS A OBRA ENGOLIRA OS BENEFICIADOS.  NAS NOTICIAS CONSTANTEMENTE DIVULGADAS NOS JORNAIS E NAS RODAS DA SOCIEDADE TUDO ERA MUITO LINDO E PERFEITO, LILIPUT  DEIXAVA DE SER UTOPIA, MAS FALTAVA AINDA A IGREJA, A LAVANDERIA, ALMOXARIFADO, HOSPITAL, PADARIA. SERIAM 30 PAVILHÕES PARA 1000 MENINOS, MAS COMEÇOU COM CINCO PRONTOS E CINCO POR TERMINAR E COM  A IGREJA DELIMITADA.

NO ANO SEGUINTE O DE 1938 MORREU DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA E A COMOÇÃO FOI MUITO GRANDE HAVIA SE IDO O ARCEBISPO DA CIDADE DE SÃO PAULO, HOMEM SEM VAIDADES PESSOAIS EMPENHADO NA CARIDADE E QUE RELUTAVA EM LEVAR O NOME DA CIDADE RECÉM INAUGURADA. 
FOI PRA ETERNIDADE NA MADRUGADA DE 13 DE NOVEMBRO A POUCOS DIAS DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA QUE LEVARIA O NOME DE IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO PADROEIRA DA CIDADE DOS MENORES ABANDONADOS.  A LIGA COMEMORAVA 16 ANOS DE FUNDAÇÃO  EM 22 DE DEZEMBRO DE 1938 DATA SIMBÓLICA PARA INAUGURAÇÃO.  DO PATIO DA IGREJA ILUSTRES CONVIDADOS, AUTORIDADES E AS PESSOAS DO MAIS ALTO ESCALÃO DA ELITE NÃO CANSAVAM DE ADMIRAR A PAISAGEM AINDA DESCORTINADA SENTINDO ATÉ UM  POUCO DE INVEJA DOS NOVOS MORADORES. A MAIS QUE FELIZ  ABENÇOADA  DEVOTA DOADORA DA IGREJA SENHORA CARMELA MATARAZZO CAMPOSTANO ERA UMA DO EXTENSO ESCALÃO FEMININO.

O UNIFORME VERMELHO E BRANCO DOS INTERNOS EM PADRÃO MILITAR, A BANDA MUNICIPAL OS HINOS SOLENES, OS CÂNTICOS DA MISSA COMPÔS A PAISAGEM QUE OS ILUSTRES VIAJANTES, EXTASIADOS COM A BELEZA DO LUGAR E REALIZAÇÃO DO FEITO VIAJARAM CHEGANDO A COMPARAR, OS CAMPOS DO EDUCANDÁRIO NO INVERNO A EUROPA E CHAMAR DE SUÍÇA AGRARIA NO VERÃO. NA DESCIDA PELA LADEIRA DA ESQUERDA SE VIU DE PERTO PARTE DOS PAVILHÕES PRONTOS PRO USO, OS ILUSTRES DIGNÍSSIMOS CONVIDADOS SEGUIRAM PARA UM COQUETEL NA ADMINISTRAÇÃO E OS MENORES PARA O GRUPO ESCOLAR ONDE RECEBERAM BRINQUEDOS E TODO O TIPO DE GULOSEIMAS, AGORA SEM A BANDA ANTES, CANTARAM MAIS UMA VEZ O HINO NACIONAL FINALIZANDO O DIA FESTIVO. 

FOTOS INFORMAÇÕES: IGC, LIGA SOLIDARIA, HEMEROTECA BRASILEIRA, JORNAIS O ESTADO DE SÃO PAULO, FOLHA DE SÃO PAULO, CORREIO PAULITANO























FOTOS: IGC, LIGA SOLIDÁRIA, JORNAL CORREIO PAULISTANO, O ESTADO DE SÃO PAULO, GOOGLE IMAGENS