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terça-feira, 16 de setembro de 2014

ARTISTAS A ARTE PRA VIVER


FORA DE SÉRIES O EDD SEMPRE TEVE MUITOS E DE TODOS OS TIPOS E JEITOS, COM AS MÃOS, COM OS PUNHOS, COM OS PÉS, COM A LÁBIA OU LÁBIOS O TALENTO EM ALGUM MOMENTO APARECIA. O LUGAR POR SUA BELEZA POR VEZES FOI TESTEMUNHA  DE FILMES OU NOVELAS E  ANTES DO FILME A HERDEIRA REBELDE TIVEMOS O MOACIR CLAUDINO DE INCRÍVEL TALENTO COM OS PÉS E O ABRAÃO FRANCISCO COM OS PUNHOS.
ACREDITO QUE POR INDICAÇÃO DAS PESSOAS QUE CONHECIAM O LUGAR ALGUMAS FILMAGENS E ATÉ PARTICIPAÇÕES NOS FILMES  FORAM FEITAS LÁ. O ATOR LEONARDO VILAR DE O PAGADOR DE PROMESSAS TINHA UM IRMÃO LÁ NO PV 24, NUM FILME COM ANSELMO DUARTE,  E A CANTORA MARLENE, A BANDA DO EDD PARTICIPOU E PARTE DO FILME FEITO LÁ, DA PRIMEIRA VERSÃO DE O MENINO DA PORTEIRA SAIU O MARCINHO FILHO DO CHEFE DO LAR 21 QUE FOI PROTAGONISTA DA HISTÓRICA JÁ LENDA PAULISTA CANTADA E CONTADA NAS TERRAS DE PIRATININGA. LUIZ AGUIAR FOI CANTOR E LOCUTOR. HOUVE UMA NOVELA DA REDE TUPY E NELA OCORRIA UM INCÊNDIO. NO CAMPÃO, NA LINHA DE FUNDO DEPOIS DO MASTRO FOI FEITA UMA CASA CHEIA DE MOVEIS, COM TAPETES E CORTINAS E NELA MORRIA  UMA MULHER QUEIMADA. DE NOITE ESCAPAMOS PRA ACOMPANHAR AS FILMAGENS QUE ROLOU MADRUGADA ADENTRO, FICOU TARDE E NINGUÉM VIU NADA SÓ OS EQUIPAMENTOS E PELA MANHÃ AS CINZAS AINDA QUENTES. A NOVELA CRISTAL  TEVE LOCAÇÕES NO TEATRO E IGREJA TAMBÉM REBELDES DO SBT. MAIS RECENTEMENTE POR IRONIA O EDD VIROU O QUARTEL GENERAL DA REPRESSÃO EM AMOR  E REVOLUÇÃO. , NA LINHA DOS CLIPES RONY BARBA E MARILU GRAVOU NA IGREJA E ARREDORES. HOUVE UM INTERNO QUE VIROU CANTOR E LOCUTOR, ERA O LUIS AGUIAR FEZ MUITO SUCESSO, FOI O PRIMEIRO A ENTREVISTAR YURI GAGARIM NO BRASIL E TRABALHA NO ESPORTE TV ATUALMENTE, ENTREVISTOU MUITA GENTE IMPORTANTE, ARTISTAS E ESPORTISTAS. TRABALHOU NA REDE BANDEIRANTES E IMPULSIONOU O PROGRAMA O S BROTOS COMANDAM E CANTAVA TAMBÉM. FOI ALFAIATE APRENDEU COM O PAI QUE LHE DEU NOME DE REI  LUIZ GONZAGA  DE AGUIAR.
O HUMORISTA CARLINHOS O MENDIGO DO PANICO É O MAIS RECENTE CASO DE SUCESSO NAS ARTES, MOSTROU A CARA E DE FORMA NUA E CRUA SEM MAQUIAGENS E SEM INVERDADES CONTOU UM POUCO DO QUE ERA O EDD, COM ORGULHO EXPÔS PRA TODO O BRASIL NO RADIO E TV O COTIDIANO DAQUELE LUGAR E ALGUMAS HISTORIAS DE VIDA DELE E OUTROS QUE POR LÁ VIVERAM, ME SINTO ORGULHOSO, MUITO ORGULHOSO. MATÉRIAS, ENTREVISTAS, CLIPES, DOCUMENTÁRIOS ETC.. VOLTA E MEIA SÃO VEICULADOS E MOSTRAM A BELEZA DO LUGAR E SEUS ASTROS. OUTROS ARTISTAS QUE TEM ENGRANDECIDO E MUITO A TODOS SÃO OS MÚSICOS  DA BANDA PRATICATATUM, JOVENS ASSESSORADOS PELOS PROFESSORES DO EDD QUE TEM MANDADO BEM.
DOS ARTISTAS,  O MAIS GENIAL FOI O EDUARDO OLIVEIRA, PENA NÃO TER CONHECIDO SUA HISTORIA NO TEMPO EM QUE LÁ VIVI, SÓ RECENTEMENTE VIM CONHECER UM POUCO DE SUA VIDA. EXEMPLO DE SUCESSO E  MUITO POUCO CONHECIDO NO BRASIL FOI PROFESSOR, ESCRITOR, POETA, COMPOSITOR, AUTOR DO HINO Á NEGRITUDE. VOU DEIXAR QUE A REPORTAGEM DA REVISTA RAÇA BRASIL CONTE MELHOR.

EDUARDO OLIVEIRA

                                    Uma voz da consciência e da liberdade

Ele é um dos mais atuantes membros do movimento negro no Brasil e um humanistapacifista, assim como o seu ídolo, Martin Luther King Júnior. Autor do Hino à Negritude, cântico à Africanidade Brasileira, e de mais de dez livros - em sua maioria poesia - Eduardo Oliveira fala de sua incansável luta pela igualdade racial no País

POR AMILTON PINHEIRO | FOTOS: RAFAEL CUSATO
Eduardo Oliveira na redação da RAÇA BRASIL. Visita ilustre
Era o ano de 1929. O então menino Eduardo, na ocasião com três anos de idade, estava na companhia do seu tutor, Francisco Salles Prudente Corrêa, numa chácara próxima à Rua da Consolação, em São Paulo, quando avistou um balão que passava no céu e que só ele observara. "Eu me lembro, como se fosse hoje daquele balão colorido que atravessava o céu. Olhei para o meu tutor e apontei com o dedinho para o balão.
Ele me olhou e disse para as outras pessoas presentes, que eu, apesar da minha pouca idade, tinha uma percepção muito boa, e que isso era um sinal de que tinha muita sensibilidade, e que essa sensibilidade ajudaria na minha vida pessoal e profissional", diz Eduardo Oliveira, hoje com 83 anos.
Eduardo Oliveira em família
Pode soar paradoxal que um dos mais conscientes e atuantes negros brasileiros, participante de várias entidades ligadas ao movimento, fundador presidente do Congresso Nacional Afrobrasileiro (CNAB) e autor, entre outras obras, do livro Quem é quem na negritude brasileira (registro salutar sobre personalidades negras da nossa história), passou uma parte de sua vida sem saber direito o que era ser negro e, principalmente, sobre a história da escravidão e da condição do negro depois da abolição.
"Eu, até então, não conhecia a história dos negros. Não me via como negro e sim como cidadão", revela. Apesar de desde cedo conhecer o nome dos seus pais - Sebastião Ferreira e Henriqueta de Oliveira - e de ter o nome deles no registro (ele só foi registrado quando tinha 18 anos e, até esse tempo, tinha nomes e sobrenomes curiosos como Eduardo Diamantino Ouro Preto Seu Criado e Eduardo Deus Deu Paulistano), Eduardo foi criado até 11 anos pelo seu tutor, Francisco Salles Prudente Corrêa, parente distante do primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Morais. Seu mundo foi sendo formado e entendido pelo convívio com esse homem branco, pois, naquela época, a instrução era dada basicamente pelos pais ou por alguém que os substituíssem. Então, o seu contato com a música veio pelo incentivo de seu tutor, assim como o gosto pela educação e pela cultura em geral.

A CONSTATAÇÃO DE SUA GENTE
Ao completar 11 anos, Eduardo foi obrigado a deixar o lar de Francisco Salles, que tomou uma difícil decisão: ficar com a sua tutela ou a de uma jovem branca. Optou pela mocinha, por achar que era mais fácil Eduardo, como homem, se adaptar a um colégio interno. O juiz que cuidou do seu caso o designou para ser colocado no Instituto de Menores Celso Garcia. Seu tutor, porém, não gostou do aspecto do local, tampouco dos menores que ali moravam. O juiz designou outro lugar para Eduardo ser internado: o Educandário Dom Duarte, da Liga das Senhoras Católicas. E foi lá que o menino Eduardo tomou consciência de sua cor, de sua origem, de ser negro. Primeiro, sentiu na pele a discriminação, quando percebeu que os pais dos seus colegas de escola evitavam se encontrar com o seu ex-tutor em dias de visita, por causa de sua presença.
Mas foi o diretor do educandário, Hugo Fagundes Varela (sobrinho-neto do poeta Fagundes Varela), que lhe abriu os olhos para a raça a que ele pertencia. "Ele falou sobre a importância da minha raça e que eu, com meu talento para a música - pois nessa época já me destacava nas apresentações da escola recitando versos e cânticos - deveria fazer um cântico, um poema para enaltecer o meu povo", relembra Eduardo Oliveira. Daí surgiu a ideia de fazer um hino que valorizasse sua gente. Aos 16 anos ele escreveu a letra e a música do Hino à Negritude: "Sob o céu cor de anil das Américas/Hoje se ergue um soberbo perfil/É uma imagem de luz/Que em verdade traduz/A história do negro no Brasil... ", canta, com orgulho.

"Não conhecia a história dos negros . Não me via como negro e sim como cidadão"



NAS ARTES PLÁSTICAS TIVEMOS O CID AYRES QUE POUCO SEI SÓ O DISPONÍVEL NA INTERNET FOI TAMBÉM DO EDD




TIVEMOS TAMBÉM O MILTON JACINSKY, POLONÊS QUE FUGIU DOS HORRORES NAZISTA. O PEDRO NITINHA NOLASCO E AIRTON DOS SANTOS CONVIVERAM COM ELE E VOLTA E MEIA ME CONTAM ALGUM FATO NOVO E Á POUCOS TEMPO ATRÁS CONSEGUI UMA FOTO DELE. 
SEGUE UM POUCO DE SUA VIDA CONTADA POR ARTIGOS NA INTERNET.




OUTRO ARTISTA  FAMOSO E DE SUCESSO É EDU DAS ÁGUAS. DESDE OS TEMPOS DE EDD VEM DEIXANDO SUAS PINCELADAS MARCADAS POR ONDE PASSA.TENHO VISTO UM POUCO DO SEU TRABALHO E FOTOS PELA INTERNET  E FALEI COM ELE PELO FACE ALGUMAS VEZES. PELA MANEIRA QUE ESCREVE DÁ PRA SENTIR UM POUCO DA SUA SIMPLICIDADE. FOI PROFESSOR DOS ALUNOS QUE ELE ENSINAVA E AUTOR DO PAINEL QUE POR ANOS ENFEITOU O FUNDO DO PALCO DO TEATRO (ESSE PAINEL ERA UM DESENHO DA ENTRADA PRINCIPAL E HOJE ESTÁ SUMIDO).
PARTICIPOU DA CONSTRUÇÃO DA PISCINA COM ENXADÕES NO BARRO DO MONTE ALEGRE E DIVULGOU A ARTE DA PINTURA ENTRE OS INTERNOS..
JÁ VIAJOU POR VÁRIOS PAÍSES LEVANDO SUA ARTE DE DIVERSOS TEMAS TORNANDO SE INTIMO DE POLÍTICOS, ARTISTAS E CELEBRIDADES.



TURMA DE 1957 EM FRENTE AO TEATRO










SE FOR ENUMERAR A LISTA DE TODOS QUE DE ALGUMA FORMA FAZEM  OU FIZERAM ARTE E QUE PASSARAM PELO EDD VOU SE ALONGAR DEMAIS E TAMBÉM SER INJUSTO POIS COM CERTEZA MUITOS NOMES NÃO APARECERÃO NA LISTA. FICA A LEMBRANÇA E MENÇÃO AOS LOCUTORES, REPÓRTERES, MÚSICOS, CANTORES, ATORES, HUMORISTAS, DIRETORES, PINTORES, JOGADORES, PUGILISTAS, ESPORTISTAS E OUTROS ARTISTAS QUE DE ALGUMA FORMA ENGRANDECERAM A VIDA NA GUERRA E ARTE PRA VIVER.


O MENINO DA PORTEIRA






A HERDEIRA REBELDE






NOVELA CRISTAL
AMOR E REVOLUÇÃO

















RONY BARBA E MARYLU (CLIPE)






 REBELDES





















FONTES E FOTOS LIGA SOLIDÁRIA, REVISTA RAÇA BRASIL, CINEMATECA BRASILEIRA, EDU DAS ÁGUAS, CID AYRES, MILTON JACINSKY, SBT, RONY BARBA, ABRE TEATRO, LUIS AGUIAR, AIRTON DOS SANTOS, PEDRO NITINHA NOLASCO

VÍDEO COM O PROFESSOR EDUARDO OLIVEIRA INTERPRETANDO O HINO Á NEGRITUDE fonte yuo tube

sábado, 23 de agosto de 2014

A TARDE, A VISITA E OS OLHOS

A TARDE, A VISITA, E OS OLHOS


O SEGUNDO SÁBADO E O ULTIMO DOMINGO DO MÊS ERAM DIAS CONTADOS E ESPERADOS COM MUITA EXPECTATIVA POR TODOS, NESSE SÁBADO SAÍAMOS Á PASSEIO EM NOSSAS CASAS RETORNANDO NO DIA SEGUINTE  ATÉ AS 19 HORAS. NESSE ULTIMO DOMINGO AS MADRUGADAS ERAM DE ANSIEDADE E PEREGRINAÇÃO AO TERREIRO PARA SE DESENHAR SÓIS QUE AFUGENTASSEM A CHUVA DESSE DIA TÃO ESPERADO, PEDIDOS EM ORAÇÕES  ERAM FEITOS PARA QUE LOGO AMANHECESSE E SE PUDESSE ESTAR NOS BRAÇOS DE UM ENTE QUERIDO. A CHUVA PODERIA ABORTAR UMA VISITA E NÃO SE TINHAM ÁREAS COBERTAS  O SUFICIENTE PARA COMPORTAR OS VISITANTES E VISITADOS DE FORMA QUE FICASSEM A SÓS SEM A PRESENÇA DE ALGUM PAR DE OLHOS VIGILANTE.
QUANDO CHOVIA ERA COMUM ENCONTRAR GENTE DEBAIXO DE ARVORES, NO VELHO CINEMA, NA ENTRADA PRINCIPAL, NA CASINHA DO CAMPÃO. NÃO SEI PORQUE NÃO ERA COMUM PARENTES DENTRO DO PAVILHÃO E COM OS PRÉDIOS FECHADOS PELA JANELA APRESENTÁVAMOS OS AMBIENTES DO COTIDIANO. DO ALTO DO PV 20 A GRANDE EXPECTATIVA NOS FAZIA SE POSICIONAR EM PONTOS ESTRATÉGICOS PARA MONITORAR A CHEGADA DAS VISITAS, DE LÁ SE VIA UM BOM PEDAÇO DA LADEIRA DO CEMITÉRIO E A SUBIDA DOS ÔNIBUS (SE AZUL ERA VINDO DA PRAÇA DO PATRIARCA OU LADEIRA DA MEMÓRIA SE VERMELHO DA PRAÇA DA BANDEIRA) ANUNCIAVAM A POSSÍVEL FELICIDADE.
A CLARIDADE DA TARDE E O SOL CAINDO PRO LADO DO JOÃO XXIII ERAM NOSSO RELÓGIO NATURAL, UMA SOMBRA ALONGADA SEM A PRESENÇA DE UM ENTE QUERIDO ERA TRISTEZA NA CERTA. DE LONGE O PORTE E O ANDAR FAZIA ALGUÉM DISPARAR EM ALUCINADA CARREIRA AO ENCONTRO DA FELICIDADE. FELICIDADE ERA O NOME DO SEGUNDO DOMINGO DO MÊS PARA UNS POUCOS AFORTUNADOS.
HAVIAM OS PARENTES OU AMIGOS ENRIQUECIDOS POR TEREM MAIS DE UM INTERNADO NO MESMO LUGAR, O JOÃO CARLOS SOFRIA COM A FALTA DE VISITAS POR TER UMA IRMÃ INTERNADA NUM ORFANATO PRA MOÇAS ACHO QUE NA FREGUESIA DO Ó. OS HORÁRIOS DE LÁ ERAM OS MESMO DO EDD E NÃO DAVA PRA VISITA-LA E CORRER PRO JARDIM ARPOADOR Á TEMPO,  SE HOJE JÁ É DIFÍCIL IMAGINE NOS ANOS 70. TEVE UMA ÚNICA VEZ EM QUE EU VI OS TRÊS REUNIDOS, TUDO ERA ALEGRIA E PERFEIÇÃO ATÉ QUE TODOS QUE ESTAVAM POR PERTO CORRERAM PARA VER A MORENA CLARA DE CABELOS PRETOS E JOÃO CARLOS FICAR ENCIUMADO COM O ASSÉDIO DOS OLHOS CURIOSOS E  TANTO QUE DIAS DEPOIS ATÉ BRIGOU POR CONTA DE UM COMENTÁRIO EM TOM DE BRINCADEIRA.
EM DIAS DE VISITAS O CLIMA DE FESTA E ALEGRIA PERCORRIA TODOS OS CANTOS E RECANTOS, OS ESPAÇOS OCUPADOS DIMINUÍAM A IMENSIDÃO COTIDIANA, EM LUGARES INUSITADOS ENCONTRÁVAMOS GRUPOS EM DELICIOSOS PIQUENIQUES. VERDADEIRAS CEIAS ERAM IMPROVISADAS E FESTEJADAS, FAMÍLIAS CELEBRAVAM OS ETERNOS MOMENTOS, NATIVOS CAMINHAVAM IMPERIOSOS, SOBERBOS E GARBOSOS DE FELICIDADE, MÃES FARTAVAM DE BEIJOS E CARINHOS CORAÇÕES APERTADOS SACIADOS DE GULOSEIMAS, MAS CARENTES DE AFETO ROGANDO PELA ETERNIDADE DA LUZ DA TARDE. 
O QUE CORTAVA O CORAÇÃO ERA O FATO DE SEMPRE ENCONTRAR SAINDO DA MATA UNS POUCOS QUE LÁ SE EXILAVAM  AMARGANDO A SOLIDÃO SEM ESPERANÇA, ERA A VIDA NOS OLHOS DE ALGUÉM SEM NINGUÉM NA VIDA.
ISSO APERTAVA O CORAÇÃO, OS OLHOS MAREJADOS ERAM A TRISTEZA MATERIALIZADA NO OLHAR QUE  INTIMIDAVA QUESTIONANDO.   PORQUE?????. SENTIA NA PELE QUE ERA FELIZ E MUITO RICO, UM AFORTUNADO POR POSSUIR O BEM MAIS PRECIOSO DO MUNDO O AMOR DE MÃE. TRISTE TAMBÉM ERAM AS FOTOS DOS MEUS OLHOS E PEITO, EM CORES REAIS QUANDO NA PARTIDA ALGUÉM SE AGARRAVA AO ENTE QUERIDO E AOS BERROS E GRITOS SUPLICAVA QUE NÃO HOUVESSE SEPARAÇÃO, O CORDÃO UMBILICAL ERA ROMPIDO, RASGADO  A FORÇA COM AS MÃOS E NÃO CICATRIZAVA, ERA COMUM NO DECORRER DA SEMANA A NOTÍCIA DE ALGUMA FUGA OU BRIGA COM UM IRMÃO QUE FOI OBRIGADO A INTERVIR NA DOLOROSA PARTIDA. A ULTIMA LEMBRANÇA DA VISITA ERA OS BRINQUEDOS OU GULOSEIMA QUE PARA NÃO  SE PERDEREM ERAM DIVIDIDOS E SABOREADOS QUASE SEMPRE ATÉ A MADRUGADA DO NOVO DIA
























PREFERI NÃO ADICIONAR FOTOS COM PESSOAS  QUE REFLETISSEM O QUE ERA REALMENTE UM  DOMINGO DE VISITAS  EM FUNÇÃO DO TEXTO QUE PODERIA  GERAR ALGUM MAL ESTAR 
AS FOTOS EXIBIDAS FORAM COLHIDAS NO FACEBOOK DOS AMIGOS

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